Cinco temas diferentes compõem a grade de opções da
edição 2015 do festival
Além de música,
dança, teatro e circo na programação do 25º Encontro SESI de Artes Cênicas, que
traz o tema “25 anos de arte:A Força de Quem Faz”, o evento vai proporcionar
muito aprendizado com a realização de oficinas. Elas visam compartilhamento de
métodos e procedimentos de criação e produção. Serão cinco oficinas e
oportunidades de prática para aperfeiçoamento artístico.
Patrocinado pela
Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), o Encontro acontece na
unidade SESIAraxá, além do palco que vai ser montado no Estádio Municipal
Fausto Alvim. E no atual processo cultural acontecem cinco oficinas.
As inscrições serão
feitas entre os dias 21 a 30 de outubro, de forma presencial, no SESI Araxá,
localizado na estrada de acesso à BR 262 km 0. Na Escola de Cultura com Ana
Paula Silva de segunda a sexta feira de 08h às 12h e das 14h às 18h e na
recepção geral de 18h às 22h, com Dalva Borges. É preciso ficar atento à classificação de cada oficina. Todas
serão realizadas nas dependências do SESI. Confira o cronograma:
·
“Dança/Ação/Descobertas”.
Dudude Herrmannpropõe ativar o corpo via movimento, estimulando as
possibilidades e a descoberta para trazer questões tanto diretas como
correlatas, abrangendo as intensidades destes corpos e o que é entendido sobre
estados de dança. Dudude Herrmann é da capital mineira, bailarina,
improvisadora, performer, coreógrafa, diretora de espetáculos e professora de
dança, escrevedora.
Período: 03 a 05/11,
das 19h às 22h
Carga horária: 9h/
aula
Público: Estudantes
de artes cênicas, bailarinos, artistas da cena e pessoas com prática corporal e
curiosas com o movimento. (Recomendado para maiores de 14 anos).
25 vagas
·
“Cenografia em
cena” com Ed Andrade onde serão retratados os aspectos conceituais da
cenografia teatral, bem como os teórico-práticos, oferecendo um panorama em
todas as etapas, desde o processo de concepção até a produção do cenário. Estão
previstas visitas técnicas ao palco de dois espetáculos constantes na
programação do Festival – “Pretérito Imperfeito” e “#140 ou vão”, cenografias
foram concebidas pelo Ed.
Ed Andrade é
arquiteto graduado pela UFMG, Mestre em Artes pela UFMG, doutorando em Artes
Cênicas pela UNIRIO e professor efetivo do Curso de Graduação em Teatro da
EBA/UFMG. Já desenvolveu mais de cinquenta trabalhos profissionais nas áreas de
teatro, dança, música, TV e cinema, tendo trabalhado com grupos e artistas
renomados no Brasil e no exterior e conquistado diversas premiações.
Período: dia 31/10
(das 16h às 19h), 1º a 04/11 (19h às 22h, no dia 1º, domingo, no espetáculo
“Pretérito Imperfeito” e dia 4, quarta feira, no teatro com “#140ouVão”)
Carga horária: 15
horas/aula
Público: Artistas e
técnicos amadores e semiprofissionais, interessados em geral.
De 15 a 20 vagas
·
“Processos
criativos entre o teatro, a dança e a performance” realizado por Ludmilla
Ramalho tem como foco vivências práticas e teóricas no contexto do teatro
contemporâneo e da performance. A pergunta principal da oficina é “O QUE TE
AFETA HOJE?”. A proposta da oficina é mapear o processo criativo no trabalho
autoral dos alunos-artistas, propondo um diálogo horizontal entre as linguagens
do teatro, da performance e das artes plásticas. Ludmilla é atriz, performer,
diretora e pesquisadora de Belo Horizonte. Há cinco anos coordena a Cia. AFETA
e desenvolve pesquisa na área de teatro, performance, artes plásticas, dança e
cinema.
Período: 30/10 (18h
às 21h30), 31/10 e 1º/11 (9h30 às 13h) e 02/11 (18h às 21h30)
Carga horária: 12
horas
Público: atores,
atrizes, performers, professores, estudantes de artes em geral.
15 vagas
·
“Introdução à
arte do Palhaço”. A atriz e palhaça Lili Castro na arte dapalhaçaria, que tem
essência e linguagem próprias. Na oficina ela utiliza jogos lúdicos e
improvisações levando os alunos a um estado de prazer e riso, buscando a
compreensão do estado do palhaço.Lili formou como palhaça na ESLIPA – Escola
Livre de Palhaços (Rio de Janeiro) e na Escuela Internacional Comicidad
(Espanha). Trabalhou com renomados diretores de palhaços como Ivan Prado
(Espanha), SantoNicito (Itália), Antonio Fava (Itália), Márcio Libar (Rio),
RichardoRiguetti (Rio) eTéofanes Silveira (Arapiraca).
Período: de 03 a 05/11,
das 19h às 22h.
Carga horária: 12
horas
Público: atores,
brincantes, estudantes de teatro e dança, professores e público geral.
20 vagas
·
“Financiamento
Coletivo para Projetos culturais” será ministrado por Bruna Kassab e Tomás
German. Para quem vive de cultura no Brasil financiar um projeto cultural é uma
dificuldade. E eles vão auxiliar os participantes nisso, o curso irá apresentar
as potencialidades do financiamento coletivo (crowdfunding), que também permite
a captação de recursos para projetos aprovados em leis federais de incentivo. E
ainda vai aprender como funcionam algumas Leis de Incentivo, a elaborar
projetos, criar campanhas de sucesso e aprender estratégias para mobilizar e
divulgar seus projetos. Bruna Kassab, empreendedora cultural é co-fundadora da
plataforma de crowdfunding Evoé, que possibilita o financiamento projetos culturais
independentes ou aprovados por Leis de Incentivo (Lei Rouanet e Lei do
Audiovisual) de forma colaborativa através da internet. E Tomás German é
graduado em Comunicação Social pela UFMG, em 2014 realizou parte de sua
graduação na Universidad de Salamanca, na Espanha. Trabalhou com comunicação
comunitária e mobilização social para diversos projetos culturais de MG. Atua
como consultor para captação de recursos para projetos culturais e campanhas de
financiamento na Evoé.
Período: 04 e 05/11
(19h às 23h)
Público: criativos
em geral, artistas, produtores culturais ou qualquer pessoa que tenha interesse
na área de produção cultural e economia colaborativa. Não é necessário nenhum
pré-requisito.
20 vagas
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